apresentação do projeto

la biblioteca di  babeleA Biblioteca de Babel. Percursos "coloridos" de palavras, músicas e imagens é um projeto com a intenção de favorecer a integração através de espaços e lugares da cultura envolvendo os estrangeiros - adultos e crianças - presentes no território lodigiano num percurso de amplo raio de troca: de um lado com o aprofundamento dos conhecimentos sobre o pais "hospedante" e, do outro, com a condivisão das próprias raizes.

Três bibliotecas, oito associações e uma paróquia juntaram-se com o objetivo comum de tirar as políticas das "migrações" da esfera estritamente "social" para leva-as naquele âmbito cultural que aparece sempre mais como a justa premissa para uma cidadania ativa e consciente.

Assim enfim o projeto se desenrolara, para dois meses, em dezenas de iniciativas: postações de internet dedicadas, aquisição de livros, cotidianos e periódicos em língua original, ampliamento dos horários de abertura e dos serviços de informação, alem de uma série de eventos organizados em percursos tematicos: Babel viagens, Babel crianças, Babel poesia&música, Babel mulheres, Babel film, BabelinFest.

Um portal multilingue enfim guiara todos os interessados entre as diferentes áreas e no calendário dos eventos fornecendo instrumentos de aprofundamento através sugestões bibliográficas e link de interesse geral e especifico.

Boas "cores" a todos!

A Biblioteca de Babele é  um projeto realizado com a contribuição de:
Fondazione Cariplo Fondazione Vodafone